Pular para o conteúdo principal

19 - Da alma - Capítulo 3 - Solução de alguns problemas pela Doutrina Es...


O que é o Espiritismo, Capítulo 3, Solução de alguns problemas pela Doutrina Espírita, Da alma. 108. Qual a sede da alma? A alma não está, como geralmente se crê, localizada num ponto particular do corpo; ela forma com o perispírito um conjunto fluídico, penetrável, assimilando-se ao corpo inteiro, com o qual ela constitui um ser complexo, do qual a morte não é, de alguma sorte, mais que um desdobramento. Podemos figuradamente supor dois corpos semelhantes na forma, um encaixado no outro, confundidos durante a vida e separados depois da morte. Nessa ocasião um deles é destruído, ao passo que o outro subsiste. Durante a vida a alma age mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento. Ela é, ao mesmo tempo, interna e externa, isto é, irradia exteriormente, podendo mesmo isolar-se do corpo, transportar-se ao longe e aí manifestar sua presença, como o provam a observação e os fenômenos sonambúlicos. 109. Será a alma criada ao mesmo tempo que o corpo, ou anteriormente a este? Depois da questão da existência da alma, é esta uma das questões mais capitais, porque de sua solução dimanam as mais importantes consequências; ela é a única capaz de explicar uma multidão de problemas até hoje insolúveis, por não se ter nela acreditado. De duas uma: ou a alma existia, ou não existia antes da formação do corpo; não pode haver meio-termo. Com a preexistência da alma tudo se explica lógica e naturalmente; sem ela, encontram-se tropeços a cada passo, e, mesmo, certos dogmas da Igreja ficam sem justificação, o que tem conduzido muitos pensadores à incredulidade. Os Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, como a lógica, não podem deixar dúvidas a esse respeito. Admita-se, ao menos como hipótese, a preexistência da alma, e veremos aplainar-se a maioria das dificuldades. 110. Se a alma já existia antes da sua união com o corpo, tinha ela sua individualidade e consciência de si? Sem individualidade e sem consciência de si mesma, seria como se não existisse. 111. Antes da sua união com o corpo, já tinha a alma feito algum progresso, ou estava estacionária? O progresso anterior da alma é simultaneamente demonstrado pela observação dos fatos e pelo ensino dos Espíritos. 112. Criou Deus as almas iguais moral e intelectualmente, ou fê-las mais perfeitas e inteligentes umas que as outras? Se Deus as houvesse feito umas mais perfeitas que as outras, não conciliaria essa preferência com a justiça. Sendo todas as criaturas obra sua, por que dispensaria ele do trabalho umas, quando o impõe a outras para alcançarem a felicidade eterna? A desigualdade das almas em sua origem seria a negação da Justiça de Deus. 113. Se as almas são criadas iguais, como explicar a diversidade de aptidões e predisposições naturais que notamos entre os homens na Terra? Essa diversidade é a consequência do progresso feito pela alma, antes da sua união ao corpo. As almas mais adiantadas, em inteligência e moralidade, são as que têm vivido mais e mais progredido antes de sua encarnação. 114. Qual o estado da alma em sua origem? As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, mas com igual aptidão para tudo. A princípio, encontram-se numa espécie de infância, sem vontade própria e sem consciência perfeita de sua existência. Pouco a pouco o livre-arbítrio se desenvolve, ao mesmo tempo que as ideias. (Ver O Livro dos Espíritos, questão 114 e seguintes.) 115. Fez a alma esse progresso anterior no estado de alma propriamente dita, ou em precedente existência corporal? Além do ensino dos Espíritos sobre esse ponto, o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem, na Terra, prova que o progresso anterior da alma deve fazer-se em uma série de existências corporais, mais ou menos numerosas, segundo o grau a que ele chegou; a prova disto está na observação dos fatos que diariamente estão sob os nossos olhos. (Ver O Livro dos Espíritos, questão 166 a 222. Revista espírita, abril de 1862.) ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ INSCREVA-SE │ LIKE │ COMENTE │ COMPARTILHE ✅ INSCREVA-SE NO CANAL: https://bit.ly/3fpJ7uP ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ #DoutrinaEspirita #Espiritismo #Espirita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO - A HISTÓRIA DE LÚCIFER - Capítulo Único - Rodrigo Romo - audiolivro

A HISTÓRIA DE LÚCIFER - Rodrigo Romo - audiolivro Livro digital no nosso grupo de estudo, link do grupo do Telegram na página inicial do Canal no Youtube parte superior direito. Lúcifer e Satã: A confusão entre Lúcifer e Satã é comum, mas são entidades distintas em várias tradições religiosas. Lúcifer, muitas vezes associado ao "portador da luz", é visto como um símbolo de iluminação e autoconhecimento, enquanto Satã é mais frequentemente associado à adversidade e ao mal, especialmente no contexto cristão​ (Learn Religions)​​ (Wikipedia)​. Luz vs. Escuridão: A batalha entre luz e escuridão é um tema recorrente, representando a dualidade e o equilíbrio que permeiam a existência. A luz é ativa e poderosa, capaz de dissipar a escuridão passiva​ (Learn Religions)​. Extraterrestres e Co-criação: As civilizações extraterrestres como os Sirianos, Pleiadianos, e outros, são vistas como participantes na co-criação e evolução genética da humanidade. Eles também têm seus próprios ca...

02/14 - A NOVA ERA

Allan Kardec - O livro dos espíritos - 14 - Considerações sobre a plural...

O Livro dos Espíritos, Parte segunda, Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos,  Capítulo 5, Considerações sobre a pluralidade das existências. CAPÍTULO 5 CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS 222. Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção moderna a doutrina espírita. Constituindo uma lei da natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos, e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antiguidade mais remota. Pitágoras, como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A ideia da transmigração das almas formava, pois, uma crença disseminada, aceita pelos homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por intuição? Ignoramo-lo. Seja, porém, como for, o que não padece dúvida é que uma ideia não atravessa séculos e séculos, ne...