A FILOSOFIA PLATÔNICA FORNECE O ÚNICO TERRENO MÉDIO.
Toda a questão dos fenômenos reside na correta compreensão das filosofias antigas. A quem devemos então recorrer, em nossa perplexidade, senão aos antigos sábios, já que, pretextando superstição, os modernos nos negam um esclarecimento? Perguntemo-lhes o que sabem da Ciência e da Religião genuínas; não no que respeita a meros pormenores, mas sim aos amplos conceitos destas duas verdades gêmeas, tão fortes quando unidas, quanto débeis quando separadas.
Além disso, muito aproveitaremos ao comparar esta louvada Ciência moderna com a ignorância antiga; e esta aperfeiçoada Teologia moderna com as “Doutrinas Secretas” da antiga religião universal. Talvez possamos assim encontrar um terreno neutro em que poderemos atingir a ambas e de ambas aproveitar.
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Só a filosofia platônica, o mais elaborado compêndio dos abstrusos sistemas da Índia antiga, é capaz de fornecer-nos esse terreno neutro. Embora mais de vinte e dois séculos se tenham passado desde a morte de Platão, os grandes intelectuais do mundo ainda se ocupam com os seus escritos.
Ele foi, na plena acepção da palavra, o intérprete do mundo. E o maior filósofo da era pré-cristã refletiu fielmente em suas obras o Espiritualismo e a Metafísica dos filósofos védicos que o precederam há milhares de anos. Vyâsa, Jaimini, Kapila, Vrihaspati, Sumati e tantos outros conseguiram transmitir sua marca indelével, através dos séculos, a Platão e à sua escola. Assim se justifica a inferência de que a mesma sabedoria foi igualmente revelada a Platão e aos antigos sábios hindus.
A sua resistência às injúrias do tempo não prova que esta sabedoria só pode ser divina e eterna? Platão ensinava que a justiça subsiste na alma de seu possuidor e que é o seu maior bem. “Os homens, na proporção de seu intelecto, admitiram as afirmações transcendentais de Platão.”
No entanto, seus comentadores, quase unanimemente, reduziram a nada as passagens que provam que sua metafísica se baseia em sólidos fundamentos e não em concepções ideais. Mas Platão não podia aceitar uma filosofia destituída de aspirações espirituais; ambas as coisas nele se harmonizavam. Para o antigo sábio grego existe um único objeto de interesse: o CONHECIMENTO REAL.
Ele só considerava como filósofos autênticos, ou estudantes da Verdade, aqueles que possuem o conhecimento do que existe realmente, em oposição às meras aparências; do que existe sempre, em oposição ao transitório; e do que existe permanentemente, em oposição a tudo que cresce, míngua e alternativamente se desenvolve e se destrói.
“Muito além das existências finitas e das causas secundárias, das leis, das idéias e dos princípios, existe uma INTELIGÊNCIA ou MENTE [λοǔς, nous, o espírito], o primeiro princípio de todos os princípios, a Idéia Suprema em que se baseiam todas as demais idéias; o Monarca e Legislador do universo; a substância última de que todas...
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Sobre a Doutrina Espírita.
Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica, mediúnica e moderno espiritualista de moral cristã codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.
Em O Livro dos Espíritos, na conclusão (item VII), o Codificador
apresenta uma classificação dos adeptos:
a. Os que acreditam;
b. Os que acreditam e admiram a moral espírita; e
c. Os que crêem, admiram e praticam. Segundo Kardec, esses últimos são os verdadeiros espíritas, ou os espíritas cristãos.
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