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ÍSIS SEM VÉU - HELENA BLAVATSKY - PRETENSÕES DOGMÁTICAS DA CIÊNCIA E DA ...


HELENA BLAVATSKY.

ÍSIS SEM VÉU.

UMA CHAVE-MESTRA PARA OS MISTÉRIOS DA CIÊNCIA E DA TEOLOGIA ANTIGAS E MODERNAS.

VOLUME 1.

UNIVERSALISMO.

ANTE O VÉU.

PRETENSÕES DOGMÁTICAS DA CIÊNCIA E DA TEOLOGIA MODERNAS.

Há dezenove séculos, segundo nos dizem, a divina luz do Cristianismo dissipou as trevas da Idolatria e do Paganismo e há dois séculos e meio a refulgente lâmpada da Ciência Moderna começou a brilhar sobre a escuridão da ignorância dos tempos. Nos limites dessas duas respectivas épocas, somos instados a acreditar, ocorreu o verdadeiro progresso moral e intelectual da raça. Os antigos filósofos eram suficientemente sábios para as suas respectivas gerações, mas pouco menos que iletrados em comparação com os nossos modernos homens de Ciência. A ética do Paganismo bastou talvez às necessidades da gente inculta da Antiguidade, mas só até que a luminosa “Estrela de Belém” mostrasse o caminho da perfeição moral e aplainasse o da salvação. Na Antiguidade, a brutalidade era a regra; a virtude e a espiritualidade, a exceção. Agora, qualquer tolo pode conhecer a vontade de Deus em Sua palavra revelada; os homens são incentivados a ser bons, e estão regularmente se tornando melhores. Essa é a teoria; qual é a prática? Por um lado, um clero materialista, dogmático e com demasiada frequência corrompido; uma hoste de seitas e três grandes religiões em guerra; discórdia em lugar de união, dogmas sem provas, pregadores amantes de sensação, o fanatismo e a hipocrisia de paroquianos amantes de riquezas e de prazeres, gerados ambos pelas tirânicas exigências da respeitabilidade, a ordem do dia, a sinceridade, e a verdadeira piedade a exceção. Por outro lado, hipóteses científicas edificadas sobre a areia; nenhum acordo sobre amais simples questão; querelas e invejas rancorosas; um impulso geral para o materialismo. Uma luta de morte entre a Ciência e a Teologia pela infalibilidade – “um conflito dos tempos”. Em Roma, autodenominada sede da cristandade, o putativo sucessor da cadeira de Pedro mina a ordem social com invisível mas onipotente rede de agentes fanáticos e incita-os a revolucionar a Europa em favor de sua supremacia tanto temporal como espiritual. 

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Vemos aquele que a si próprio se chama “Vigário de Cristo” fraternizar com os muçulmanos anticristãos, contra uma outra nação cristã, invocando publicamente a bênção de Deus para as armas daqueles que por séculos resistiram, a ferro e fogo, às pretensões do seu Cristo à Divindade! Em Berlim – um dos maiores centros de cultura – eminentes professores das modernas ciências exatas, voltando as costas para os encomiados resultados da instrução do período pós-galileano, apagaram tranquilamente a vela do grande florentino, procurando, em suma, provar que o sistema heliocêntrico, e até mesmo a rotação da Terra, não passam de sonhos de sábios desiludidos: que Newton era um visionário e que todos os astrônomos passados...

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Sobre a Doutrina Espírita.

Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica, mediúnica e moderno espiritualista de moral cristã codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.

Em O Livro dos Espíritos, na conclusão (item VII), o Codificador
apresenta uma classificação dos adeptos:

a. Os que acreditam;
b. Os que acreditam e admiram a moral espírita; e
c. Os que crêem, admiram e praticam. Segundo Kardec, esses últimos são os verdadeiros espíritas, ou os espíritas cristãos.

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- Ordem cronológica de Allan Kardec:
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- O que é o espiritismo: 
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