Pular para o conteúdo principal

ÍSIS SEM VÉU - HELENA BLAVATSKY - RETROSPECTO DOS ANTIGOS SISTEMAS FILOS...


RETROSPECTO DOS ANTIGOS SISTEMAS FILOSÓFICOS.

Assim é o Platonismo. “De Platão”, diz Ralph Waldo Emerson, “provém todas as coisas que já foram escritas e debatidas pelos homens esclarecidos.” Ele absorveu a erudição de seu tempo – a da Grécia de Filolau a Sócrates; depois a de Pitágoras na Itália; depois o que ele pôde obter da do Egito e do Oriente. Ele era tão completo que enfeixava em sua doutrina todas as filosofias da Europa e da Ásia, e à cultura e à reflexão ele acrescentou a natureza e as qualidades de um poeta. Os discípulos de Platão geralmente aceitaram de modo estrito as suas teorias psicológicas. Alguns, contudo, como Xenócrates, aventuraram especulações muito arrojadas. Euspesipo, sobrinho e sucessor do grande filósofo, foi o autor das Análises numéricas, um tratado sobre os números pitagóricos. 

-----------------------------------------------------------

- AUTO AJUDA

- Curso grátis de Mecânica Quântica: https://bit.ly/3eikRbO

- AUTO-HIPNOSE - Relaxamento, acesso a Vidas Passadas, remoção de Bloqueios: https://bit.ly/2JScvP3
- Áudio AUTO-HIPNOSE - Cocriação para o Bem-Estar: https://bit.ly/3m0AMQe
- Auto-Hipnose - Foco e Concentração: https://bit.ly/3n0zfeh

- Auto-Hipnose - Indução ao Sono: https://bit.ly/3n1xltz
- Curso Reiki Nível 1: https://bit.ly/2K1FAr7
- E-Book - Hipnoterapia Regressiva Com Contatos Extraterrestres: https://bit.ly/3gBf9on

- Meditação Guiada e autoconhecimento: http://bit.ly/38m5r6t
- Como Interpretar Seus Sonhos: https://bit.ly/3qt5PX3
- CURSO ONLINE DE APOMETRIA INTEGRADA: http://bit.ly/2OfS8NV

Livros:

Compre o livro O Evangelho segundo o espiritismo: https://amzn.to/3lZJ8Y9
Compre o livro CRÔNICAS DE ALÉM-TÚMULO: https://oferta.vc/v2/34461966f66

-----------------------------------------------------------

Algumas de suas especulações não se acham nos Diálogos escritos; mas, visto que ele era um dos ouvintes das conferências não publicadas de Platão, o juízo de Enfield de que ele não discordou de seu mestre é sem dúvida correto. Embora não seja nomeado, é ele, evidentemente, o antagonista a quem Aristóteles criticou quando pretendia citar o argumento de Platão contra a doutrina de Pitágoras, segundo o qual as coisas são em si mesmas números, ou melhor, inseparáveis da idéia dos números. Ele procurou especialmente demonstrar que a doutrina platônica das idéias difere essencialmente da pitagórica pelo fato de pressupor que os números e as magnitudes existem independentemente das coisas. Ele afirmou também que Platão ensinava que nenhum conhecimento real poderia existir se o objeto desse conhecimento não fosse conduzido além ou acima do sensível.

Mas Aristóteles não foi uma testemunha fidedigna. Ele distorceu Platão e quase ridicularizou as doutrinas de Pitágoras. Existe uma regra de interpretação que poderia guiar-nos em nossas análises das opiniões filosóficas: “O pensamento humano, sob a necessária operação de suas próprias leis, se viu obrigado a conservar as mesmas idéias, e o coração humano a alimentar os mesmos sentimentos em todas as épocas”. É inegável que Pitágoras despertou a mais profunda simpatia intelectual de seu tempo, e que suas doutrinas exerceram uma poderosa influência sobre o pensamento de Platão. Sua idéia fundamental era a de que existe um princípio permanente de unidade sob as formas, as mudanças e outros fenômenos do universo. Aristóteles afirmou que ele ensinava que “os números são os princípios primeiros de todas as entidades”

. Ritter expressou a opinião de que a fórmula de Pitágoras deveria ser tomada simbolicamente, o que é sem dúvida correto. Aristóteles chega a associar esses números às “formas” e “idéias” de Platão. Ele ainda declara que Platão disse: “formas são números”, e que “idéias são existências substanciais – seres reais”. Mas Platão não ensina tal coisa. Ele declarou que a causa final é a Bondade suprema – ηο αγαζόλ. “Idéias são objetos de concepção pura para a razão humana, e são atributos da Razão Divina”. Mas jamais disse que “formas são números”. O que ele disse pode ser encontrado no Timeu: “Deus formou as coisas tais como apareceram no princípio de acordo com formas e números”.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Sobre a Doutrina Espírita.

Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica, mediúnica e moderno espiritualista de moral cristã codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.

Em O Livro dos Espíritos, na conclusão (item VII), o Codificador
apresenta uma classificação dos adeptos:

a. Os que acreditam;
b. Os que acreditam e admiram a moral espírita; e
c. Os que crêem, admiram e praticam. Segundo Kardec, esses últimos são os verdadeiros espíritas, ou os espíritas cristãos.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▶ inscreva-se no canal Doutrina Espírita: https://bit.ly/3fpJ7uP​

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▶ Compartilhe esse post: https://youtu.be/O9Rq07ADmEA​

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▶ playlist para estudar sobre a doutrina espírita:

- Ordem cronológica de Helena Blavatsky: https://bit.ly/31yxY4N​

- Ordem cronológica de Allan Kardec: https://bit.ly/3m40yEI​

- Ordem cronológica de Chico: https://bit.ly/3tYtbWG​

- Ordem cronológica de Ramatis: https://bit.ly/39qhD6P​

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▶ Vídeo que fala sobre Os Exilados de Capela de Chico Xavier pelo palestrante Haroldo Dutra Dias: https://www.youtube.com/watch?v=bo2yc...​

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▶ 0:01​ Inscreva-se :-)
▶ 0:05​ ÍSIS SEM VÉU

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

#AllanKardec​ #Olivrodosespíritos​ #Estudodadoutrinaespírita​ #DoutrinaEspirita​ #Espiritismo​ #Espirita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO - A HISTÓRIA DE LÚCIFER - Capítulo Único - Rodrigo Romo - audiolivro

A HISTÓRIA DE LÚCIFER - Rodrigo Romo - audiolivro Livro digital no nosso grupo de estudo, link do grupo do Telegram na página inicial do Canal no Youtube parte superior direito. Lúcifer e Satã: A confusão entre Lúcifer e Satã é comum, mas são entidades distintas em várias tradições religiosas. Lúcifer, muitas vezes associado ao "portador da luz", é visto como um símbolo de iluminação e autoconhecimento, enquanto Satã é mais frequentemente associado à adversidade e ao mal, especialmente no contexto cristão​ (Learn Religions)​​ (Wikipedia)​. Luz vs. Escuridão: A batalha entre luz e escuridão é um tema recorrente, representando a dualidade e o equilíbrio que permeiam a existência. A luz é ativa e poderosa, capaz de dissipar a escuridão passiva​ (Learn Religions)​. Extraterrestres e Co-criação: As civilizações extraterrestres como os Sirianos, Pleiadianos, e outros, são vistas como participantes na co-criação e evolução genética da humanidade. Eles também têm seus próprios ca...

02/14 - A NOVA ERA

Allan Kardec - O livro dos espíritos - 14 - Considerações sobre a plural...

O Livro dos Espíritos, Parte segunda, Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos,  Capítulo 5, Considerações sobre a pluralidade das existências. CAPÍTULO 5 CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS 222. Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção moderna a doutrina espírita. Constituindo uma lei da natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos, e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antiguidade mais remota. Pitágoras, como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A ideia da transmigração das almas formava, pois, uma crença disseminada, aceita pelos homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por intuição? Ignoramo-lo. Seja, porém, como for, o que não padece dúvida é que uma ideia não atravessa séculos e séculos, ne...