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10/18 - A UNIDADE DE TODAS AS COISAS - O TAO DA FÍSICA - FRITJOF CAPRA
10. A UNIDADE DE TODAS AS COISAS,
Embora as tradições espirituais descritas nos cinco últimos capítulos difiram em muitos detalhes, suas visões de mundo são essencialmente as mesmas. É uma visão baseada na experiência mística — numa experiência direta e nãointelectual da realidade — e essa experiência possui numerosas características fundamentais, independentes da origem geográfica, histórica ou cultural do místico. Um hindu e um taoísta podem enfatizar aspectos diversos da experiência; um budista japonês pode interpretar sua experiência em termos bastante diversos daqueles de que lança mão o budista indiano; não obstante, os elementos básicos da visão do mundo desenvolvida em todas essas tradições são os mesmos. Esses elementos também parecem ser as características fundamentais da visão de mundo que vem à tona com a Física moderna. A característica mais importante da visão oriental do mundo — poder-se-ia mesmo dizer, a essência dessa visão — é a consciência da unidade e da interrelação de todas as coisas e eventos, a experiência de todos os fenômenos do mundo como manifestações de uma unidade básica. Todas as coisas são encaradas como partes interdependentes e inseparáveis do todo cósmico; em outras palavras, como manifestações diversas da mesma realidade última. As tradições orientais referem-se constantemente a essa realidade última, indivisível, que se manifesta em todas as coisas e da qual todas as coisas são partes componentes. Essa realidade é denominada Bráhman no Hinduísmo, Dharmákaya no Budismo, Tao no Taoísmo. Como transcende todos os conceitos e todas as categorias, recebe dos budistas o nome Tathata, ou Qüididade: Aquilo que a alma conhece como Quididade é a unidade da totalidade de todas as coisas, o grande todo que tudo integra. Na vida cotidiana, não nos apercebemos dessa unidade de todas as coisas; em vez disso, dividimos o mundo em objetos e eventos isolados. Essa divisão é, por certo, útil e necessária, para enfrentarmos com sucesso nosso ambiente de todos os dias; contudo, essa divisão não é uma característica fundamental da realidade. Trata-se, na verdade, de uma abstração elaborada pelo nosso intelecto afeito à discriminação e à categorização. A crença de que nossos conceitos abstratos de “coisas” e “eventos” isolados são realidades da natureza é uma ilusão. Os hindus e os budistas dizem-nos que essa ilusão tem por base a avidya, ou ignorância, produzida pela mente sob o fascínio de maya. O alvo principal das tradições místicas orientais reside, pois, no reajustamento da mente, centrando-a e aquietando-a através da meditação. O termo sânscrito correspondente a meditação — samadhi — significa, literalmente, “equilíbrio mental” e se refere ao estado equilibrado e sereno da mente no qual se faz a experiência da unidade básica do universo: Entrando-se no samadhi da pureza, [obtém-se] o insight que tudo penetra eque nos torna conscientes da unidade absoluta do universo. A unidade básica do universo não constitui a única característica central da experiência mística; ela é, igualmente, uma das mais importantes revelações da Física moderna. Essa unidade torna-se evidente no nível do átomo e se manifesta com crescente intensidade à medida que penetramos mais fundo na matéria, rumo ao reino das partículas subatômicas. A unidade de todas as coisas e eventos será um tema que se repetirá ao longo de nossas...
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